█ GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação
Ementa: Estudos teóricos, aplicados e metodológicos sobre a produção, comunicação e uso da informação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Inclui pesquisas relacionadas aos processos de comunicação, divulgação, análise e formulação de indicadores para planejamento, avaliação e gestão em CT&I.
: Coordenador: Prof. Dr. Fábio Castro Gouveia – Fiocruz
: Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Maria Claudia Cabrini Grácio – UNESP Marília
Dia 26.10.2021 – Terça-feira – Tarde – 14-17h
Sessão: 1 – Trabalhos Completos
GT7 – 26.10.2021 – Tarde – Sessão 1 – 14-15h
Coordenador da sessão: a definir
Relator da sessão: a definir
Comunicações
Comunicação 1: POTENCIAL DE MULTIDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA PLATAFORMA LATTES
Autoria(s): Rosangela Galdino (IFSP), Leonardo Guimarães Garcia (USP), Roniberto Morato do Amaral (UFSCar)
Resumo: No Brasil a Plataforma Lattes é usada como fonte de informação para diversos estudos. No entanto, ainda há campos que são pouco utilizados. Desse modo, para contribuir com os estudos métricos, essa pesquisa tem como objetivo estudar o potencial para a multidisciplinaridade em uma Instituição de Ciência e Tecnologia através do campo “áreas de atuação” do currículo Lattes. A pesquisa é exploratória com abordagem quantitativa, e a bibliometria e a estatística descritiva foram utilizadas como método de análise das informações. Como método de pesquisa utiliza-se o estudo de caso, sendo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo a unidade caso. A amostra é composta por 1997 currículos de docentes ativos em 2018. Como resultado, a pesquisa revela que, no geral, os campi com menor número de docentes têm maior potencial de multidisciplinaridade. Essa regra, no entanto, possui exceções e a compreensão de suas causas demanda estudos complementares. Ainda assim, conclui-se que o potencial de multidisciplinaridade pode ser um primeiro passo para enlaces inter e transdisciplinares nas diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.
Palavras-Chave: Potencial de Multidisciplinaridade (P-Multi). Plataforma Lattes. Áreas de Atuação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Comunicação 2: AS POLÍTICAS DE INOVAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS SOB A ÓTICA DAS MÚLTIPLAS HÉLICES DA INOVAÇÃO
Autoria(s): Robson Lopes de Almeida (UnB), João de Melo Maricato (UnB)
Resumo: O presente trabalho traz um mapeamento das políticas de inovação das universidades federais brasileiras formuladas principalmente após o marco regulatório de 2016. Tal iniciativa estimulou os ativos de proteção intelectual e transferência de tecnologia das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). O modelo da Tríplice Hélice passou a ser cada vez mais empregado para ajudar a compreensão das interações entre universidade-empresa-governo. No entanto, mudanças no cenário global expandiram o modo de relacionamento entre esses atores, adicionando novos elementos como a sociedade civil (quarta hélice) e o meio ambiente (quinta hélice). Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar a aderência das políticas de inovação das universidades com as abordagens das múltiplas hélices da inovação. A metodologia, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, foi fundamentada na pesquisa documental de 32 políticas de inovação de universidades federais brasileiras identificadas até abril de 2021. Além da análise desses documentos, foi analisada a ocorrência e o contexto de termos relacionados às dimensões das hélices de inovação. Observou-se aderência implícita das políticas de inovação das IES com o modelo da Tríplice Hélice. Porém, são poucas as políticas que cobrem as dimensões sociais e culturais, previstas no modelo estendido da Hélice Quádrupla e, menos ainda, as que consideram as circunstâncias ambientais da Hélice Quíntupla. Percebe-se que a maioria das instituições públicas desenvolveram suas políticas de inovação por força da obrigatoriedade legal, não aproveitando a oportunidade para amadurecer a discussão sobre o papel da inovação no cumprimento da missão da universidade em seu sentido mais amplo.
Palavras-Chave: Relação universidade-empresa. Política de inovação. Marco legal de inovação. Tríplice Hélice. Quíntupla Hélice.
Comunicação 3: IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS CONFLITOS DE INTERESSE EM AVALIAÇÕES CIENTÍFICAS POR MEIO DE REDES COLABORATIVAS DE PESQUISA
Autoria(s): Wellington Barbosa Rodrigues (UFABC), Sonia Vasconcelos (UFRJ), Jesus Mena-Chalco (UFABC)
Resumo: A avaliação científica isenta de influência de potenciais conflitos de interesse (CoI) é essencial para a qualidade e confiança nos resultados da pesquisa científica. Porém, CoIs são um desafio cada vez mais evidente, especialmente em cenários de estreita colaboração científica. Neste trabalho é apresentado um comparativo entre duas estratégias de identificação de CoI baseadas em análise de coautoria em redes colaborativas de pesquisa. São apresentadas duas estratégias – normalizada e binária. Na estratégia binária é mais difícil identificar Avaliadores sem CoI e Avaliadores com uma rede de colaboração grande tem menor chances de serem Elegíveis. Na estratégia normalizada é possível identificar aumento significativo na quantidade de Avaliadores Elegíveis.
Palavras-Chave: Conflito de interesse. Redes colaborativas de pesquisa. Coautoria. Avaliações acadêmicas. Revisão por pares
Sessão: 2 – Trabalhos Completos
GT7 – 26.10.2021 – Tarde – Sessão 2 – 15-16h
Coordenador da sessão: a definir
Relator da sessão: a definir
Comunicação 4: CIÊNCIA ABERTA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Autoria(s): Flávia de Araújo Telmo (UFPB), Marynice de Medeiros Matos Autran (UFPB), Alzira Karla Araújo da Silva (UFPB)
Resumo: A Ciência Aberta tem se consolidado como estratégia para construção de saberes e acesso ao conhecimento produzido na comunidade científica. O estudo analisa a produção científica sobre Ciência Aberta produzida no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Caracteriza-se como pesquisa de natureza básica, bibliográfica, documental e de levantamento quanto aos procedimentos técnicos, descritiva quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa e qualitativa. A análise deu-se por inferência crítico-reflexiva sobre os materiais recuperados, com o uso da Análise de Redes Sociais para análise da rede de coautoria. Os resultados apontam para a produção de 93 trabalhos apresentados nas edições de 2015 a 2019 em crescente evolução, submetidos nas modalidades: comunicação oral/trabalhos completos e pôsteres/resumos expandidos. O GT5, GT7 e GT8 destacaram-se na produção dessa temática. A rede de coautoria na produção cientifica totalizou 180 atores empenhados em investigar assuntos associados à Ciência Aberta como: dados abertos, dados governamentais abertos, inovação aberta, redes sociais acadêmicas, reuso de dados e compartilhamento de dados de pesquisa. Salienta-se, ainda, o foco sobre tópicos que versam sobre comunicação científica, lei de acesso à informação, ciência aberta, acesso à informação, dados abertos, acesso aberto, ciência da informação, transparência, dados governamentais abertos, informação pública, transparência pública, dados de pesquisa, entre outros. Conclui-se que a Ciência da Informação se configura como área que contribui para as discussões sobre a Ciência Aberta.
Palavras-Chave: Ciência Aberta; Ciência da Informação; Produção Científica; Rede de coautoria; ENANCIB.
Comunicação 5: INDICADORES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM PERIÓDICOS DE ACESSO ABERTO
Autoria(s): Patricia Mascarenhas Dias (CEFET-MG), Thiago Magela Rodrigues Dias (CEFET-MG), Gray Farias Moita (CEFET-MG)
Resumo: A divulgação de resultados de pesquisas, principalmente em artigos científicos, possibilita a difusão das técnicas e métricas utilizadas, bem como dos resultados alcançados, a uma quantidade de interessados na temática investigada. Diante disso, identificar como os resultados de investigações científicas estão sendo publicados permite compreender como a comunicação científica tem sido utilizada para a divulgação dos estudos realizados. Nesse cenário, a publicação de artigos em periódicos de acesso aberto surge como um interessante mecanismo para a divulgação de pesquisas científicas, já que facilita e viabiliza o acesso a elas, tendo em vista que não existem barreiras, em especial financeiras, para acessar os conteúdos desse tipo de publicação. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar com auxílio de indicadores qualitativos todo o conjunto de publicações em periódicos de acesso aberto, registrado nos currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Diante da coleta e tratamento dos dados curriculares, e com a validação com dados extraídos do DOAJ, foi possível verificar qual o impacto dos periódicos em que os artigos estão sendo publicados, bem como, das médias de citações das publicações ao longo dos anos e considerando as diversas áreas do conhecimento.
Palavras-Chave: Acesso Aberto; Análise Qualitativa; Fator de Impacto; Citações; Plataforma Lattes.
Comunicação 6: LIVROS ACADÊMICOS EM ACESSO ABERTO PUBLICADOS NO BRASIL: ATENÇÃO ON-LINE E AVALIAÇÃO QUALITATIVA
Autoria(s): Nanci Oddone (UNIRIO), Cláudio França (UFES)
Resumo: A pesquisa examina a coleção de livros digitais da Editora Fiocruz disponíveis na plataforma SciELO Livros. O objetivo foi verificar a efetividade da aplicação de indicadores de avaliação do impacto e do mérito científico das obras. Considera-se que, ao buscar formas que permitam ir além das métricas baseadas na contagem das citações recebidas pelas publicações, a literatura tem sugerido potenciais indicadores alternativos, explorando novos padrões de validação do conhecimento científico publicado em livros. Nesse cenário, a atenção online, apurada através das altmetrics, e a avaliação qualitativa atribuída por compradores e leitores em lojas virtuais ou redes sociais de leitura por meio do registro de pesos valorativos e da redação de reviews, despontam como ideias promissoras. Para testar a validade desses novos indicadores, a pesquisa privilegiou uma abordagem quanti-qualitativa para avaliar a coleção de 218 títulos digitais publicados em acesso aberto pela Editora Fiocruz na plataforma SciELO Livros. Os dados para mensurar a atenção online alcançada por essas obras foram coletados na base bibliográfica Dimensions. Para avaliar a repercussão dessas mesmas obras em relação à atribuição de estrelas e aos comentários declarados nas reviews, os autores utilizaram os dados encontrados na loja virtual da Amazon brasileira, onde os livros da Fiocruz estão disponíveis para venda. Os resultados mostraram que a atenção online em mídias e redes sociais, assim como a qualificação recebida em reviews ou na pontuação através de estrelas, ainda não alcançam consenso e amplitude em termos de sua legitimidade para aferir o mérito e o impacto das publicações científicas.
Palavras-Chave: Avaliação de livros digitais. Editoras universitárias. Acesso aberto.
Dia 27.10.2021 – Quarta-feira – Tarde – 14-17h
Sessão: 3 – Trabalhos Completos
GT7 – 27.10.2021 – Tarde – Sessão 3 – 14-15h
Coordenador da sessão: a definir
Relator da sessão: a definir
Comunicações
Comunicação 7: INDICADORES DE COAUTORIA NAS PUBLICAÇÕES SOBRE A MATA ATLÂNTICA: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA WEB OF SCIENCE
Autoria(s): Juliana Lazzarotto Freitas (INMA), Natanael Vitor Sobral (UFPE), Fábio Mascarenhas E. Silva (UFPE)
Resumo: Objetiva reconhecer como se configuram as relações colaborativas da pesquisa sobre a Mata Atlântica, registradas na Web of Science, no período de 2016 a 2019. Justifica-se este estudo pela demanda de compreensão das características da comunicação científica neste domínio e de suas relações colaborativas, a fim de subsidiar ações estratégicas direcionadas à conservação da Mata Atlântica, dentro dos aportes possíveis dos Estudos Métricos da Informação ao tema. Os procedimentos metodológicos envolveram as seguintes etapas: 1) Recuperação da informação na Web of Science. Com isto, 3.552 registros foram recuperados e baixados em formato bibliométrico; 2) Processamento dos dados, fazendo-se uso de rotinas de mineração de textos, o que implicou na limpeza dos dados, cruzamentos e elaboração de matrizes; 3) Representação dos dados, valendo-se das ferramentas Microsoft Excel® e VOSviewer com o intuito de evidenciar os achados. Os principais resultados expressam: as redes de colaboração institucional, com destaque para as interações entre organizações de uma mesma região, e as redes de autores, distinguindo-se a presença dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Observa-se participação equilibrada de autores brasileiros e estrangeiros ao longo dos anos, por meio da análise das coautorias, apontando o interesse de pesquisadores estrangeiros no tema. Por fim, conclui-se que a aplicação de métricas às publicações científicas sobre a Mata Atlântica contribui com o reconhecimento de potenciais parcerias que podem ser estabelecidas entre pesquisadores e instituições-chave na pesquisa sobre o bioma.
Palavras-Chave: Colaboração Científica. Coautoria. Mata Atlântica.
Comunicação 8: ANÁLISE COMPARATIVA DA COLABORAÇÃO EM INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUDESTE
Autoria(s): Leonardo Guimarães Garcia (USP), Rosangela Galdino (IFSP)
Resumo: Dada a importância que a colaboração assumiu na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico atual, esse estudo teve como objetivo analisar comparativamente a colaboração realizada pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória e quantitativa, baseada na extração de dados da nova plataforma de métricas da Elsevier denominada SciVal, que quantifica a coautoria de instituições e pesquisadores do mundo inteiro a partir da produção indexada na base Scopus. Os resultados mostram que os quatro institutos têm uma produção crescente em colaboração com outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais. Por outro lado, a colaboração com empresas, com pesquisadores do mesmo instituto e de pesquisadores dos quatro institutos entre si é baixa. Observa-se uma forte inclinação à colaboração com universidades estaduais e federais do mesmo estado em que se situa o instituto. Na comparação dos resultados absolutos, o instituto com maior volume de colaboração é o de São Paulo (o que seria esperado, já que dentre os quatro esse é o de maior porte). Tendo em vista os resultados alcançados, conclui-se que esse trabalho poderá contribuir para a formulação de um painel de métricas para o planejamento, avaliação e gestão da colaboração em instituições de pesquisa em todo o país.
Palavras-Chave: Colaboração. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. SciVal.
Comunicação 9: ASPECTOS DA COAUTORIA INTERNA E EXTERNA EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DE INSTI-TUIÇÕES MULTICAMPI: UMA ANÁLISE DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA
Autoria(s): Regina Ferreira da Rocha (FATEC/UNESP), Rafael Gutierres Castanha (UNESP), Maria Cláudia Cabrini Grácio (UNESP)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como se dá a coautoria interna e externa das produções científicas dos docentes da Faculdade de Tecnologia de Garça. A realização do trabalho parte do levantamento do rol dos docentes no site institucional e, posteriormente, seus currículos, registrados na Plataforma Lattes, com enfoque nos artigos publicados no período de 2016-2020. Apurou-se que, dos 53 docentes locados na Instituição, somente 45% apresentaram publicações, a maioria em coautoria. Revelou, também, que as publicações individuais não são expressivas e, as coautorias externas prevalecem no âmbito da Faculdade. O perfil conjunto de docentes analisados, segundo a colaboração interna e externa à instituição (mensurada pela coautoria em artigos) pode ser descrito como moderada, visto que somente 24 dos 53 docentes possuem artigos publicados no período, e, dentre esses 24 docentes, há uma tendência a colaborações externas à instituição, ao notar que todos possuem, ao menos, um artigo em coautoria com pesquisadores externos à instituição, 58,33% (14 de 24) do total de docentes que possuem publicações colaboram exclusivamente com atores externos e não há coautorias exclusivamente internas. Além disso, a Fatec pertence a uma Instituição multicampi, fato que enaltece o estudo que pode ser replicado.
Palavras-Chave: Coautoria; Colaboração Científica; Instituição Multicampi; Produção científica.
Sessão: 4 – Trabalhos Completos
GT7 – 27.10.2021 – Tarde – Sessão 4 – 15-16h
Coordenador da sessão: a definir
Relator da sessão: a definir
Comunicação 10: COMPETÊNCIA DIGITAL E INFORMACIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENFOQUE DO QUADRO DIGCOMPEDU NO BRASIL
Autoria(s): Rejane Sales de Lima Paula (UNIR/UNESP), Helen de Castro Silva Casarin (UNESP), Margarida Rocha Lucas (UA, Portugal)
Resumo: Usar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas nas Instituições de Ensino Superior, vem requerendo dos professores a competência digital e informacional. Diante disso, observa-se que vários estudiosos estão realizando pesquisas sobre esta temática no Brasil. Considerando esse cenário, este estudo objetiva verificar como o Quadro Europeu de Competências Digitais para Educadores (DigCompEdu) vem sendo apropriado em pesquisas brasileiras referentes ao contexto do ensino superior. Para tanto, foram consultadas a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, a Scientific Electronic Library Online, o Portal de Periódicos da Capes e o Google Scholar. Oito publicações atendiam aos critérios do estudo e foram analisadas no que diz respeito ao seu conteúdo. Espera-se com os resultados deste estudo traçar um panorama das pesquisas sobre competência em informação e digital no Brasil, ampliando a visibilidade deste referencial e possibilitando a realização de novas pesquisas no Brasil inclusive na área da Ciência da Informação.
Palavras-Chave: Competência em informação e digital; Tecnologia digital; Docente do ensino superior; DigCompEdu.
Comunicação 11: HISTORIOGRAFIA BIBLIOMÉTRICA DE SUZANA PINHEIRO MACHADO MUELLER NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Autoria(s): Rene Faustino Gabriel Junior (UFRGS), Natanael Vitor Sobral (UFPE), Leilah Santiago Bufrem (UFPE)
Resumo: Estudos sobre os pesquisadores da Ciência da Informação contribuem para compreender o desenvolvimento de uma área científica. O objetivo geral deste trabalho é construir uma historiografia bibliométrica de Suzana Pinheiro Machado Muller, a partir de suas publicações indexadas na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). A pesquisa destaca a inserção da pesquisadora na área de Ciência da Informação, analisando sua representatividade, principalmente, no campo da Comunicação Científica. Adota o método da historiografia bibliométrica, realizando os seguintes procedimentos: recuperação da produção científica da referida pesquisadora na Brapci; processamento bibliométrico dos dados; análise historiográfica. As produções consideradas contemplam o período de indexação da base (1972 a 2021), sendo o primeiro artigo da autora publicado em 1975. Identifica 52 produções. Entre os principais resultados aponta para o destaque das revistas reconhecidas e históricas, como é o caso da Ciência da Informação; a forte colaboração científica entre a pesquisadora e seus orientandos; o alto índice de artigos solos, reforçando sua autonomia científica e autoridade, especialmente, no assunto “comunicação científica”; e a intensidade de seu diálogo com os principais teóricos de sua especialidade, como por exemplo, William Garvey, na década de 1990.
Palavras-Chave: Historiografia; Bibliometria; Suzana Mueller. Historiografia Bibliométrica. Brapci.
Comunicação 12: ARTICULANDO O CAPITAL CIENTÍFICO DO TIPO PURO E A ANÁLISE DOS CITERS
Autoria(s): Bruno Henrique Alves (UFF), Ely Francina Tannuri de Oliveira (UNESP)
Resumo: A partir do conceito de campo científico, nesta pesquisa, trabalham-se dois conceitos aparentemente distantes: o conceito de capital científico do tipo puro, apresentado por Pierre Bourdieu, e o conceito de citers ou citantes, trabalhados pelos pesquisadores. De forma geral, esta pesquisa objetiva articular as singularidades presentes no conceito de capital científico do tipo puro e a análise dos citers ou citantes, a partir da sistematização da influência dos agentes (pesquisadores) atuantes no campo de Estudos Métricos da Informação, associando aos artigos mais citados o capital científico do tipo puro dos citers ou citantes. Como procedimentos, foram usados os termos de busca do tema, encontrando-se um total de 297 documentos, com a presença de pesquisadores brasileiros. Considerando o número de citantes dos 297 documentos, com variação de 106 citações, decrescendo até zero, resultou um volume significativo de citantes. Utilizou-se a aproximação à lei do Elitismo, destacou-se o grupo de artigos mais profícuos em citers, a partir da raiz quadrada de 297, resultando os primeiros 18 artigos, que foram analisados individualmente, buscando-se a existência de associação entre o capital científico do tipo puro dos artigos e os citers. Concluiu-se que, especialmente nos artigos cujo impacto é maior, esta associação é mais explícita, quer seja, entre o capital científico do tipo puro dos artigos, incluindo aqui os periódicos onde foram veiculados, e a origem dos autores citantes.
Palavras-Chave: Capital científico do tipo puro. Análise dos citers. Indicadores de citação.
Dia 28.10.2021 – Quinta-feira – Tarde – 14-17h
Sessão: 5 – Resumos Expandidos
GT7 – 28.10.2021 – Tarde – Sessão 5 – 14-15h
Coordenador da sessão: a definir
Relator da sessão: a definir
Comunicações
Comunicação 13: PERSPECTIVAS DA PUBLICAÇÃO DE LIVROS EM FORMATO DIGITAL PELAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS NA ÁMERICA LATINA
Autoria(s): Roberia de Lourdes de Vasconcelos Andrade (UFAL), Wagner Junqueira de Araújo (UFPB)
Resumo: Esse estudo investigou a perspectiva da publicação de livros em formato digital e seus processos nas editoras universitárias na América Latina. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa com suporte nos princípios e ferramentas de cenários de Michel Godet, sendo o software MICMAC para análise estrutural, o MACTOR para análise das estratégias dos atores e o MORPHOL para análise morfológica. Conclui-se que, apesar do perfil moderado das editoras, há uma ascensão da publicação em formato digital e da disponibilização das obras em acesso aberto por parte das editoras universitárias da América Latina.
Palavras-Chave: Livro Digital; Editoras Universitárias-América Latina; Cenários Prospectivos.
Comunicação 14: DATA PAPERS BRASILEIROS: ANÁLISE DA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DE DADOS INDEXADOS NA WEB OF SCIENCE E SCOPUS
Autoria(s): Lyvia Rocha de Jesus Araujo (IBICT/UFRJ), Eloísa Príncipe (IBICT), Maria Simone de Menezes Alencar (UNIRIO)
Resumo: A ciência aberta impulsionou uma série de mudanças nos formatos da comunicação científica. Dentre estas, destaca-se o compartilhamento integral de dados de pesquisa e, consequentemente, a criação de data journals e data papers. Diante da demanda pela publicação de dados de pesquisa e a falta de revistas brasileiras que a supram, esta pesquisa tem como objetivo identificar os periódicos utilizados por pesquisadores do Brasil para a publicação de seus dados de pesquisa. Especificamente, pretende-se: identificar os títulos dos periódicos; sua classificação quanto ao tipo; o ano e o idioma de sua publicação; suas áreas de cobertura; e a cobrança de taxas de processamento de artigo. Os resultados mostraram um crescimento progressivo de data papers publicados entre 2014 e 2020, todos na língua inglesa, publicados em periódicos estrangeiros, a maioria com abrangência multidisciplinar e com cobrança de APC. Ecology foi o periódico que apresentou o maior número de artigos publicados com dados.
Palavras-Chave: Artigos de dados; Periódicos de dados; Brasil; Web of Science; Scopus.
Comunicação 15: SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DE APOIO À REVISÃO POR PARES ABERTA: MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS E CARACTERÍSTICAS
Autoria(s): Patrícia Pedri (UFAL), Ronaldo Ferreira Araujo (UFAL)
Resumo: A revisão por pares aberta compreende diferentes modalidades e dimensões de abertura do processo de avaliação pré-publicação e um adequado aporte tecnológico pode contribuir com sua operacionalização. A presente pesquisa teve por objetivo central mapear e analisar soluções tecnológicas que viabilizam e/ou promovem a atividade de revisão por pares aberta. Por meio de um estudo exploratório-descritivo analisa-se as ferramentas mencionadas na literatura, em eventos acadêmicos ou indicadas por especialistas em discussões online sobre o tema. Ao todo foram levantadas e descritas 13 ferramentas disponíveis na web com indicação de suas instituições responsáveis, ano de criação, tipos de acesso (básico/avançado), bem como as modalidades de abertura da revisão por pares que suportam. Apesar dos entraves, desafios e usos limitados de algumas das ferramentas percebe-se que a open peer review é uma prática inovadora e que dispõem de soluções tecnológicas para a sua adoção.
Palavras-Chave: Comunicação científica; Revisão por pares aberta; Ferramentas; Soluções tecnológicas.
Comunicação 16: A PRESENÇA DE FERRAMENTAS ANALÍTICAS EM ESTUDOS BIBLIOMÉTRICOS
Autoria(s): Rodrigo César Perissini (UFSCar), Leandro Innocentini Lopes de Faria (UFSCar)
Resumo: A industrialização da ciência fez com que a mesma passasse a ser encarada como força produtiva e econômica, impulsionando significativamente a quantidade de publicações existentes, sendo necessários mecanismos como a bibliometria e os softwares para analisar esse gigantesco domínio informacional. Portanto, a pesquisa em questão trata-se de um estudo bibliométrico que buscou analisar quantitativamente publicações bibliométricas que mencionam softwares, seja utilizando ou apresentando uma nova ferramenta. Pode-se concluir que, quanto mais recentes os intervalos temporais, maior a quantidade de estudos bibliométricos que mencionam ferramentas, a importância das áreas da Ciência da Computação, Ciência da Informação e Biblioteconomia e de algumas ferramentas como o VOSviewer nessa temática.
Palavras-Chave: Bibliometria; Softwares; Ferramenta.
Comunicação 17: A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DE DADOS SOBRE AGRADECIMENTOS POR FINANCIAMENTO NOS ESTUDOS MÉTRICOS SOBRE FORMAS DE COLABORAÇÃO NÃO-AUTORAIS À PESQUISA
Autoria(s): Gonzalo Rubén Alvarez (UFF), Sônia Elisa Caregnato (UFRGS)
Resumo: As menções a financiadores em textos de agradecimentos de artigos são realizadas de forma despadronizada, dificultando a contagem dessa forma de colaboração não-autoral à pesquisa. Com auxílio de indicadores cientométricos, analisa-se a variabilidade terminológica utilizada para mencionar os financiadores agradecidos nos artigos de dois periódicos indexados na SciELO, um das Ciências Biológicas e outro das Ciências Humanas. Tanto nos artigos da Acta Botanica Brasilica quanto da Revista de Sociologia e Política, os principais financiadores agradecidos (CAPES e CNPq) apresentam múltiplas variantes terminológicas. Embora a pesquisa esteja ainda em desenvolvimento, é possível concluir que o financiamento na ciência é uma atividade geradora de dados, potencialmente relevantes para elaborar métricas confiáveis e sustentáveis sobre as formas de colaboração não-autorais à pesquisa, desde que sejam padronizados.
Palavras-Chave: Agradecimentos. Financiamento. Variabilidade terminológica. Padronização de dados. Ciência brasileira.
Sessão: 6 – Resumos Expandidos
GT7 – 28.10.2021 – Tarde – Sessão 6 – 15-16h
Comunicação 18: REDE SOCIAL DE COAUTORIA: O TEMA ALTMETRIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Autoria(s): Alzira Karla Araújo da Silva (UFPB), Joana Ferreira de Araújo (UFPB)
Resumo: Analisa a rede social de coautoria sobre a temática altmetria em periódicos nacionais de Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) entre 2010 a 2020. Consiste em pesquisa descritiva e bibliográfica, com abordagem quantiqualitativa e utiliza a metodologia da Análise de Redes Sociais. Recupera 36 artigos, dispostos em 22 periódicos indexados na Brapci. Verifica 11 sub-redes com autoria de 52 atores, vinculados a instituições nacionais e internacionais. Conclui que a análise de redes sociais de coautoria permite visualizar a dinâmica das relações, elos, motivações e características singulares.
Palavras-Chave: Redes Sociais; Rede Social de Coautoria; Altmetria; Ciência da Informação.
Comunicação 19: REDES DE COAUTORIA NO DOMÍNIO DA ARQUIVOMETRIA
Autoria(s): Flávia de Araújo Telmo (UFPB), Joana Ferreira de Araújo (UFPB), Bruna Maria Becegatto Costa (UFPR), Paula Carina de Araújo (UFPR), Eduardo Silveira (UFPR)
Resumo: Analisa a rede de coautoria em arquivometria da produção científica indexada na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Scopus, Web of Science, Library & Information Science Abstracts e Library, Information Science and Technology Abstracts. Desenvolve pesquisa básica, descritiva, quantitativa, qualitativa e aplica a análise de redes sociais. Analisa 19 publicações e a colaboração científica das produções analisadas compreendeu a rede social de coautoria com 28 atores vinculados a 14 instituições, sendo 10 internacionais e 4 brasileiras. Salienta a coautoria em pesquisas arquivométricas, em estado incipiente, instigando o desenvolvimento de novos estudos.
Palavras-Chave: Arquivometria; Coautoria; Produção científica.
Comunicação 20: PUBLICAÇÕES EM ACESSO ABERTO NA ENGENHARIA: PRODUÇÃO E USO
Autoria(s): Diane Catia Tomasi (UFRGS), Amanda Santos Witt (UFRGS), Fabiano Couto Corrêa da Silva (UFRGS)
Resumo: Conforme os pressupostos da comunicação científica elencados na presente amostra, apresenta-se análise e resultados parciais de pesquisa em andamento sobre percepções de pesquisadores acerca da Ciência Aberta. Trata-se de pesquisa básica descritiva. Esta parcial abrange respostas a 4 das 8 perguntas presentes no questionário que é instrumento de coleta da pesquisa. Os resultados demonstram que 54% priorizam submissão em periódicos sem pagamento de taxa, 76% deixaram de publicar em acesso aberto por ter que pagar taxa, 14% já pagou para ter acesso a artigo de sua própria autoria. Enquanto usuários, a maioria dos respondentes utiliza publicações que a instituição oportuniza.
Palavras-Chave: Comunicação científica. Acesso aberto. Produção científica.
Comunicação 21: BIBLIOTECAS ESCOLARES E POLÍTICAS PÚBLICAS: MAPEAMENTO DA LEI 12.244/2010 NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA
Autoria(s): Iranildo Júnior de Souza Pinheiro (UFPA), Hamilton Hamilton Vieira de Oliveira (UFPA)
Resumo: Objetiva mapear a Lei 12.244/2010 na literatura da Ciência da Informação e Biblioteconomia, entre 2010-2020, na BRAPCI e LIBES. O mapeamento sistemático recuperou 62 registros e selecionou 45 estudos, nos quais verificou-se um aumento geral nas pesquisas que abordam a lei, apesar de queda entre 2017 e 2020. Amplamente, os estudos dividem-se, principalmente, entre diagnósticos, projetos ou modelos de implantação de bibliotecas escolares ou de suas redes no país; investigações teóricas desde o histórico das políticas públicas da biblioteca escolar, análises do texto da lei e discussões de perspectivas para desenvolvimento e execução de tais políticas para as bibliotecas escolares brasileiras.
Palavras-Chave: Bibliotecas escolares; Políticas públicas; Lei 12.244/2010; Comunicação científica.
Comunicação 22: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFF NO PERÍODO DE 2011 A 2020
Autoria(s): Luana Quintal de Souza (UFF), Michely Jabala Mamede Vogel (UFF)
Resumo: Apresenta uma análise bibliométrica das dissertações e teses defendidas entre 2011 e 2020 no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense. Possui como objetivo apresentar uma cartografia capaz de representar a realidade e contribuir para uma melhor compreensão da trajetória do Programa, por meio de suas dissertações e teses. Utiliza-se como base metodológica para alcance do seu objetivo a pesquisa descritiva, com o aporte metodológico da Bibliometria. Conclui-se refletindo sobre o importante papel das dissertações e teses e como estes estudos possibilitam compreender a situação do programa, estabelecer parâmetros e analisar medidas para melhorias e avanços.
Palavras-Chave: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; Universidade Federal Fluminense (UFF); Dissertações e Teses; Bibliometria
Sessão: 7 – Resumos Expandidos
GT7 – 28.10.2021 – Tarde – Sessão 7 – 16-17h
Comunicação 23: VISIBILIDADE DOS TRABALHOS DAS MULHERES NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO E CITAÇÃO
Autoria(s): Francielle Franco dos Santos (UFRGS), Maurício Coelho da Silva (UFRGS), Leila Morás Silva (UFRGS), Laura Regina do Canto Leal (UFRGS), Rene Faustino Gabriel Junior (UFRGS), Ana Maria Mielniczuk de Moura (UFRGS)
Resumo: A contribuição das mulheres para a ciência é indiscutível, principalmente na Ciência da Informação Brasileira. Entretanto, será que as autoras têm o reconhecimento de sua produção? Esta pesquisa tem como objetivo identificar a participação de autoras mais produtivas nas revistas de ciência da informação indexadas na Brapci e contabilizadas no Google Acadêmico. Utiliza-se o aporte dos Estudos Métricos da Informação, com a utilização de técnicas bibliométricas e cientométricas para identificar os autores e autoras mais produtivos e citados. Os resultados apontam que as mulheres são mais produtivas e citadas na área de CI, entretanto, observa-se um crescimento das citações dos homens a partir de 2016.
Palavras-Chave: Mulheres na Ciência da Informação. Estudos Métricos da Informação. Estudo de citação.
Comunicação 24: AS MULHERES NA PRODUÇÃO TECNOLÓGICA DA UFRGS: ABORDAGEM PATENTOMÉTRICA
Autoria(s): Fernanda Bochi Santos (UNESP), Felipe Grando Brandão (UFRGS), Rene Faustino Gabriel Junior (UFRGS), Ana Maria Mielniczuk de Moura (UFRGS)
Resumo: Analisa a presença da mulher nos depósitos de pedidos de patentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Questiona-se como está configurada a atuação feminina nesses pedidos? Verifica-se a colaboração entre as inventoras; identifica-se as classificações internacionais de patentes dos pedidos de patentes de inventoras e a evolução da presença feminina nesses pedidos. Estudo patentométrico com abordagem descritiva, com uso da ferramenta de buscas Orbit da Questel© para a coleta dos dados, obtendo 581 documentos de pedidos de depósitos de patentes, modelos de utilidade ou certificados de adição. Encontrou-se uma média de 3,76 inventores(as) por pedido de patente. Do total, 796 (36,4%) são mulheres e 1.388 (63,6%) são homens. E, considerando a participação de ao menos uma mulher, elas estão presentes em 362 (62,3%) desses pedidos. Ao analisar a participação das mulheres nos pedidos de patente, observou-se uma leve evolução, destacando Adriana Raffin Pohlmann, Silvia Stanisçuaski Guterres e Célia de Fraga Malfatti, respectivamente, com 13, 12 e 10 depósitos cada. Em relação as redes de colaboração o destaque ficou com duas inventoras, Guterres e Pohlmann, como elemento central e integrado com as demais redes. Conclui-se, ao analisar os indicadores de produção tecnológica, que a participação da mulher ocorreu desde os primeiros depósitos da universidade. Sugere-se novos estudos sobre o tema aplicando métodos de caráter qualitativo a fim de elucidar se as questões de gênero são fatores determinantes para co-autoria.
Palavras-Chave: Patentometria. Mulheres. Tecnologia. Patentes. Colaboração.
Comunicação 25: PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DA ÁREA DAS ENGENHARIAS
Autoria(s): Sandra Batista de Jesus (UFBA), Kátia de Oliveira Rodrigues (UFBA)
Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender como se caracteriza a produção intelectual dos bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do campo das Engenharias da Universidade Federal da Bahia. O estudo caracteriza-se como documental, descritivo e com abordagem quantitativa. Os resultados evidenciaram que, embora a produção intelectual dos bolsistas de produtividade em pesquisa do campo investigado tenha, nos dois primeiros anos do quadriênio, ocorrido principalmente através de anais de evento, os artigos vêm alcançando espaço significativo desde 2019. Em relação ao idioma, o inglês corresponde a 519 (64%) produções e constatou-se também que 791 (98%) das produções foram resultados de pesquisas realizadas colaborativamente.
Palavras-Chave: produção científica; produtividade; CNPq.
Comunicação 26: VISIBILIDADE DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFBA EM INDEXADORES
Autoria(s): Emmanoella Patrocínio Ferreira (UFBA), Kátia Oliveira Rodrigues (UFBA)
Resumo: O presente estudo tem como objetivo aferir a visibilidade dos títulos de periódicos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa e o corpus da pesquisa foi composto de 34 títulos de periódicos. Os resultados evidenciaram que os títulos de periódicos científicos investigados vêm alcançando visibilidade a partir da inserção nos indexadores nacionais e estrangeiros. Contudo, é importante que os editores estejam atentos às condições necessárias para inserção e permanência em outros indexadores.
Palavras-Chave: visibilidade; periódicos científicos; indexadores; Portal de Periódicos da UFBA.