enancib2021@ibict.br

Eventos Pós-Enancib

Resultado do Edital de seleção de propostas de eventos pós-ENANCIB

02/08/2021

As propostas foram analisadas por um comitê ad hoc, que contou com 5 coordenadores de GTs do ENANCIB, indicados pela Comissão de Curadoria Científica e de Informação.

Duas propostas foram aceitas com pareceres favoráveis e recomendação de prioridade (ver abaixo).

Os eventos contemplados são:

  • I Fórum de Atuação, Pesquisa e Formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação
  • X Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação (X ENECIN)

Os eventos acadêmico-científicos acontecerão no último dia de realização do XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), em 29 de outubro de 2021.

Nos encontramos no XXI ENANCIB!

 

 

PROPOSTA 1: I Fórum de Atuação, Pesquisa e Formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação

PARECER AD HOC

A proposta do I Fórum de Atuação, Pesquisa e Formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) atende a todos os requisitos de elegibilidade, além de apresentar projeto que evidencia a relevância, a oportunidade e a exequibilidade do evento. No que se refere à relevância, destaca-se a temática “Competências e advocacy pela informação fidedigna para uma nova agenda: de atuação, de pesquisa, de formação”, que contempla elementos emergentes e críticos impostos pelas condições contemporâneas que envolvem os processos informacionais. Quanto à oportunidade, merece pontuar que pesquisadores e profissionais se encontram mobilizados pela realização do XXI ENANCIB, permitindo aglutinar esforços em torno da nova agenda de estudos e de discussões em torno da pesquisa, da formação e da atuação, nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, contemplada pela agenda. E, por fim, ressalta-se a importância da mobilização das entidades representativas daquelas áreas na elaboração de carta de princípios acerca da advocacy pela informação fidedigna e do combate à desinformação e às fake news. Concernente à exequibilidade, além de alinhamento aos desdobramentos do XXI ENANCIB, destacando justificativas e impactos, a proposta apresenta dados operacionais, como data, horário, número de participantes, possíveis palestrantes e experiência do proponente e da instituição FEBAB, que evidenciam as condições necessárias para sua realização do evento pós-ENANCIB. Assim, considerando estes apontamentos, o Comitê Ad Hoc é favorável à realização do I Fórum de Atuação, Pesquisa e Formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação recomendada com prioridade.

 

 

PROPOSTA 2: X Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação (X ENECIN)

PARECER AD HOC

A proposta do X Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação (X ENECIN) da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) atende a todos os requisitos de elegibilidade estabelecidos pelo edital, além de apresentar projeto que evidencia a relevância, a oportunidade e a exequibilidade do evento proposto. Primeiro, é importante destacar que o X ENECIN tem como temática “O papel da extensão universitária no contexto da sociedade atual”, que se mostra bastante oportuna, principalmente, porque diversas Instituições de Ensino Superior (IES) estão em processo de implantação da curricularização da extensão em seus projetos pedagógicos. Ademais, a extensão é um domínio importante para integrar as atividades desenvolvidas nos cursos de graduação e de pós-graduação das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e afins. A realização deste evento, após o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), é bastante oportuna porque resulta em diferentes possibilidades de desdobramentos de reflexões e discussões realizadas durante o XXI ENANCIB, mostrando-se como ponto de colaboração entre os participantes desses eventos. É forçoso considerar a proposta do ABECIN como uma chamada sobre a devida a atenção à extensão no escopo da pós- graduação, conforme sinalizam os instrumentos de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E, por fim, no que se refere à exequibilidade, registra-se o histórico de realização do evento proposto, que se encontra em sua décima edição, demonstrando experiência e maturidade. A proposta do X ENECIN evidencia a relevância, os impactos e os elementos operacionais do evento. Neste último, destacam-se a precisão da data de realização, a definição da programação, a estipulação do número de participantes, a previsão de palestrantes e a demonstração da experiência da proponente na realização de eventos técnico-científicos. Tomando como base estes apontamentos, o Comitê Ad Hoc é favorável à realização do X ENECIN recomendada com prioridade.

 

Comitê Ad Hoc

Edivanio Duarte de Souza
Rodrigo Moreno Marques
Jose Eduardo Santarem Segundo
Valdir Jose Morigi
Fabio Castro Gouveia

 

 


Edital de seleção de propostas de eventos pós-ENANCIB 2021

07/06/2021

Estão abertas as inscrições de propostas para a realização de eventos acadêmico-científicos durante o último dia de realização do XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), em 29 de outubro de 2021. A submissão de propostas, apenas por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa e por representantes de entidades da Ciência da Informação, deve ser realizada até o dia 2 de julho.

Entre os objetivos da chamada estão a promoção e a discussão de temas de interesse da comunidade acadêmica da Ciência da Informação que não estão incluídos nos grupos de trabalho (GTs) e a promoção do intercâmbio de experiências entre professores-pesquisadores e demais interessados na área da CI.

Veja no edital mais detalhes sobre os requisitos e obrigações dos proponentes, sobre como as propostas deverão ser elaboradas e como serão avaliadas – clique AQUI.